sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Escolhas e sacrifícios

Há pouco tempo comecei a mexer nesse assunto de cinema novamente, digo novamente por que comecei isso já na década de 80, quando ainda um adolescente fiz um curso de produção em Super-8 (bitola menor que 16mm).

No meio dessa trajetória, agora um cara com mais responsabilidades e habilidades descobri que escrevo bem, pelo meno era isso que diziam na entrega do prêmio de terceiro colocado num concurso de crônicas.

Hoje tenho um monte de historinhas escritas e vontade de fazer cinema. Inicialmente eu queria produzir, filmar, dirigir. Hoje meus olhos fitam mais no horizonte e vejo que escrever roteiros seria uma boa coisa a fazer, só que ao dedicar-me a escrever roteiros sinto que devo deixar de lado (pelo menos por agora) a vontade de produzir.

Faz sentido (acho eu). Se eu concentrar mais meus esforços intelectuais na arte de "roteirizar" meu tempo vai ficar exíguo para produzir. Pretendo escrever bons roteiros e participar de concursos que pipocam por esse brasilzão a fora.

Por isso os meus últimos posts falam mais de roteiros, concursos de roteiros, oficinas de roteiros e estudos de mestres do cinema. Há um tempo atrás eu falava de produzir um filme de zumbis e algumas pessoas até aderiram ao projeto, mas pensei; "quero fazer algo bom, para isso tenho que aprender a escrever para cinema. Pronto, iniciaram-se meus problemas.

Terei que decidir entre produzir curtas metragens independentes ou escrever roteiros e, quem sabe, conseguir algum incentivo e ter um roteiro meu filmado. Uma certeza eu tenho gosto muito da ideia de produzir, mas quero muito escrever um ótimo filme.

Dizem que quando escolhemos algo, abrimos mão de outra coisa. Se é assim, acho que vai acontecer naturalmente e conforme eu for trabalhando.

De qualquer forma vou, sempre que possivel, postar coisas muito interessantes aqui, sejam elas ligadas à produção ou à escrita de roteiros.

Um comentário:

  1. É isso aí, Richardson! Deixe acontecer naturalmente e boa sorte nos seus projetos.

    Quando tiver um tempinho visite meu blog -

    http://ericogomes.blogspot.com

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir

Diga o que você achou desta postagem.