sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Guia definitivo sobre a arte de escrever roteiros

A Internet é algo maravilhoso, a cada clique avançamos e obtemos mais do que esperamos no início. Meu filho Bruno disse que há um desafio na Wikipedia, a enciclopédia universal, em que a pessoa ao chegar ali, deve clicar no link "página aleatória" e, a parir dali tem que chegar à alguma referência a Hitler com o menor número de cliques possível. Eu consegui com três. O segredo é procurar algo que nos remeta à Segunda Guerra Mundial, ou a ditadores, ou a extermínio, enfim, algum link que vá nos levar até algum texto ou a biografia de Adolf Hitler.

Mas não é pra isso que estou postando este texto, é que estou maravilhado em como podemos achar algo que nos interessa com muita facilidade. A facilidade de acesso ao conhecimento é infinita, talvez nos dias de hoje, seja inadmissível alguém não saber um mínimo que seja sobre qualquer assunto, se não sabe, é clicar e clicar até conseguir alguma coisa.


Mas para quê tanto lero lero, não é? Pois bem, como eu disse estou maravilhado por que achei quatro manuais de cinema, em lingua Portuguesa, em nível universitário, ou seja de extrema confiabilidade, justamente escrevendo o que eu queria (e precisava) que a Internet me desse. São os Manuais de Cinema do professor Luis Nogueira, da série Estudos em Comunicação. Já imprimi o primeiro, encadernei e estou bebendo dessa fonte. Pretendo fazer o mesmo com os outros três.


Como Sabemos, a maioria dos manuais de escrita de roteiros estão em inglês, por exemplo o manual do Syd Field (considerado a bíblia do roteirista). Infelizmente não é todo mundo que sai por aí lendo em inglês, nesse sentido, esses manuais são um verdadeiro tesouro para nós, brazucas.

Os manuais estão disponíveis em: em www.livroslabcom.ubi.pt

Mas se você quiser diretamente o volume 1, sobre escrita de roteiros ou, como os nossos amigos portugueses chamam; Guião, clique no link abaixo


Volume 2 - Sobre Gêneros Cinematográficos


Volume 3 - Sobre Planificação e Montagem




Volume 4 - Sobre os cineastas e sua arte




Eis aí um manancial de conhecimento para qualquer um que queira iniciar-se no cinema, seja ele independente, amador, trash, ou coisa que o valha. Tudo isso sem a barreira da linguagem. Os livros estão à disposição, não se trata de piratear, nem de raquear, eles estão disponíveis para baixar (download) gratuitamente.

Meu conselho é baixar, imprimir, encadernar e ler todos eles, eu já estou fazendo isso com o primeiro, talvez eu aprenda algo que possa aplicar nos meu próximos trabalhos.

Espero que os seguidores des blog gostem deste post e o recomendem a outras pessoas.

4 comentários:

  1. Bom, so falta melhorar esse blog, layout um tanto desproporcional, fora isso ta mt bom.

    Valeu !

    ResponderExcluir
  2. Valeu Richardson eu procurei muito livros ou artigos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Richardson, eu conhecia esse manual já há bastante tempo. Realmente ele é muito bom. Só que eu tinha perdido o link dele e já havia procurado algumas vezes, sem sucesso. Obrigado por disponibilizá-lo pra nós.

    Quanto ao manual do Syd Field EL TENHO ELE EM PORTUGUÊS, se quiser eu te passo. Eu baixei da internet.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase um ano depois. Também tenho o do Syd e do Mackee. Obrigado.

      Excluir

Diga o que você achou desta postagem.